top of page
Foto do escritorFelipe Pinho

O Círculo Vicioso da Depressão: desafios para o tratamento


A Depressão é muito mais do que simples tristeza ou desânimo passageiro. Caracteriza-se por uma profunda sensação de tristeza, desesperança, perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas e alterações no sono e no apetite. Além disso, a Depressão pode afetar a capacidade de concentração, tomar decisões e a autoestima. Reconhecer esses sintomas é fundamental para buscar ajuda e iniciar o processo de recuperação.


O círculo vicioso da depressão é caracterizado pela sensação de estar aprisionado em um círculo constante de emoções negativas, tais como tristeza, desesperança e falta de energia e motivação. Este círculo torna-se progressivamente mais difícil de romper, uma vez que a pessoa se sente aprisionada em um processo que se retroalimenta a partir de emoções e comportamentos negativos.


A dinâmica complexa do círculo vicioso em relação à depressão revela-se como um processo contínuo e autoperpetuante, no qual os sintomas da depressão provocam comportamentos e pensamentos que, por sua vez, reforçam os sintomas depressivos. Sentimentos de inutilidade, desesperança, culpa e isolamento social intensificam-se, criando um ciclo difícil de romper.


O circulo vicioso da depressão começa quando a pessoa se sente triste, desanimada, sem energia e sem motivação para realizar suas atividades diárias. Isso pode levar a um isolamento social, falta de cuidado com a saúde física, alimentação desequilibrada e falta de exercício físico, o que por sua vez só piora a situação, por causa do processo de retroalimentação contínua.


Como resultado, a pessoa se sente ainda pior consigo mesma, gerando pensamentos negativos e aumentando a sensação de desamparo e desesperança.


É importante reconhecer quando estamos presos nesse círculo vicioso da depressão e buscar ajuda profissional. A busca por atividades que tragam prazer e relaxamento também podem ser uma forma de e sair desse círculo.


Compreender essa dinâmica circular, no processo psicoterapêutico, é fundamental para buscar construir estratégias eficazes para a recuperação do bem-estar mental.

Prof. Dr. Felipe Pinho - Psicólogo

49 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page